segunda-feira, 26 de abril de 2010

Dicas para tricoteiras e crocheteiras...

Gente, queria partilhar com vocês uma dica que achei muito interessante.

Criei o hábito de lavar todas as peças de tricô que faço, principalmente se for para bebês, foi uma dica da Rúbia (que conheci no encontro do Café Athenas).
Fiquei impressionada com a cor da água depois de lavar um casaquinho e um gorro que tricotei, é extremamente suja.

Se a gente parar pra pensar a lã fica vários dias, quem sabe até meses estocados nas fábricas, sabe-se lá como é feito o transporte desses novelos até chegar às prateleiras dos armarinhos onde também ficam armazenados por vários dias, pegando poeira, muita gente pega pra escolher, deixa cair no chão, até chegar em nossas mãos e serem tricotados, e misturados até com pêlos de gato (pra quem tem gatos, é claro).
Vocês já devem estar imaginando a sujeira que deve ter um novelo, né?

Então, por precaução, achei melhor lavar todas as peças manuais que faço, lógico que tomando todo o cuidado, as peças são lavadas à mão e deixo secar na horizontal e na sombra pra não danificar, além de usar nas peças pra bebês amaciante próprio. Não é preciso fazer o processo todo de lavagem com sabão e tudo mais, é só deixar alguns minutos na água com amaciante, torcer e colocar pra secar.

Outra dica importante, é na hora de escolher os novelos para as peças que vão ser tricotadas em duas ou mais cores.
Vocês devem ter visto um casaquinho e um gorro que tricotei em vermelho e branco.
Pois bem, quando fui lavar, a cor vermelha soltou um pouco de tinta, não chegou a manchar o trabalho, mas manchou a etiqueta que de branca ficou rosa, resultado: tive que trocar a etiqueta. Bom, dos males o menor.

É lógico que não são todas as cores escuras que soltam tinta, mas é bom fazer o teste antes deixando um pequeno pedaço da lã escura de molho na água pra ver se solta a tinta. Dessa maneira você evita surpresas desagradáveis e até perder seu precioso trabalho se já tiver tricotado.

Ficam aí as dicas para as tricoteiras e crocheteiras.

Um grande beijo e espero que essas dicas ajudem bastante.

4 comentários:

disse...

Dicas maravilhosas! brigadinha.
Eu não lavo as peças não rss deixo pras mamães esse trabalho...mas elas precisam ser lavadas mesmo! a gente não percebe as ficam sujas.
bjinhos

Renata disse...

Oi Cris, sempre lavo tbém! Sabe uso aquele sabão de coco liquído, que após, deixam as peças mais macias.Fique com DEUS!!!Bjão,Rê.

Regina disse...

Cris obrigada pelas dicas.

Vou acrescentar mais uma uma que aprendi com a minha mãe. Depois de lavar coloque a peça dentro de uma toalha limpa e seca e enrole. Depois esprema e, não torça, a peça dentro da toalha para tirar bem a agua, depois coloque para secar na horizontal, assim não deforma e seca mais rápido. Bjsss

Eden disse...

Olá Cris, eu já tenho por hábito lavar tudo antes de vestir quer aos pequenitos quer para nós.
De qualquer das formas, a dica é muito preciosa, obrigada pela partilha.
Quero agradecer pelo selinho que me enviou aqui há uns tempos e desculpe a minha ignorância, mas como eu "recolho" o selinho?
Beijinhos.


Quadradinhos da Rosinha

Quadradinhos da Rosinha
Clique no selo pra conhecer o projeto solidário

Seguidores

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...